A inovação permanente construida pelo Design


Boa tarde a todos,

O design hoje é visto como uma ferramenta organizacional, e por esta nova concepção entendo que os complexos problemas que enfrentamos não podem ser resolvidos com base no modo de pensar que os gerou, precisamos criar um ponto de partida para a solução destes problemas, utilizando maneiras diferentes e não tradicionais.

Devemos utilizar o design para gerir com maior eficiência e principalmente para abrir nossas mentes para o processo continuo de inovação.  Acredito que a cultura de inovação é o principal fator de crescimento e principalmente de agregar valor a marca.

Criada a cultura de inovação, como processo principal do desenvolvimento de produtos, teremos uma constante evolução de projetos e principalmente uma manutenção positiva na imagem da marca, como por exemplo, a marca Apple, que dispensa comentários profundos para entendermos que ela é um ótimo exemplo de inovação e manutenção de marca.

Concluo que não podemos apenas escolher um caminho a seguir, e sim temos que projetar o caminho a seguir, adequando o design como fator principal na gestão de desenvolvimento de produtos inovadores, focados nas necessidades e desejos do consumidor.

Obrigado

Henrique Praxedes

* texto baseado no livro “A empresa orientada pelo design” de Marty Neumeier

Anúncios

5 comentários sobre “A inovação permanente construida pelo Design

  1. Design Rules!
    É isso, as empresas precisam tirar da cabeça que o design é apenas a estética, a forma, o bom gosto.
    Design é um meio de pensar, de resolver problemas, de fornecer soluções viáveis.
    Reforço que a Apple é uma compania reconhecida mundialmente pelo seu design, não apenas pelas formas minimalistas de seus produtos que agrada a maioria. O Design na Apple está inserido desde a conceituação de seus produtos até a produção deles. Contem quantos parafusos vocês encontram num Mac Mini, por exemplo: NENHUM. Imaginem o quanto isso agiliza o processo de produção, diminui custos, reduz o impacto ambiental!
    ISTO SIM É DESIGN!

    1. Exatamente, a Apple, é o grande exemplo (que está até se tornando cansativo usa-la como) de um design bem feito e não apenas como estética. O uso do design como processo de organização, é um processo de longo prazo, mas que transforma a empresa em icone de design e principalmente cria um Know How para sempre evoluir!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s