Brasil como inspiração – II


Bom dia a todos,

Neste post continuo mostrando alguns produtos inspirado na cultura e biodiversidade brasileira.

Oculos Mormaii, inspirado na fauna brasileira.

Linha de produtos Melissa, inspirada na Amazônia e recebeu o nome de Amazônista.

Conjunto de jóias participante da coleção Expojóia Amazônia Design- 2010/2011. Com referência ao amanhecer na floresta, onde as gotas de orvalho escorrem por entre as folhas verdejantes trazendo o brilho majestoso do choro da floresta.

Mesa Amazona (Déborah Araújo, Rafael Von Rondon e André Pizzarro), menção honrosa.
Feita em marupá e vidro temperado é inspirada nas áreas alagadas e de floresta da
região amazônica e representa o povo guerreiro da região.

Prêmio "Amapá Design 2009"

Conjunto Kupua’su (Déborah Araújo, Rafael Von Rondon e André Pizzarro), finalista.
Conjunto de cumbucas feitas em barro e acabamento envernizado cru (lembrando
as louceiras do Maranaum, uma região do Amapá) e com cestinho artesanalmente
confeccionado com fibras de cipó titica.

Amazônia por Gabriela Aidar

Amazônia por Gabriela Aidar, Designer mergulha no universo Amazônico e propõe inverno inspirado em seus elementos, recheado de consciência ecológica.

banco xique-xique sergio matos e cyro maciel salao satelite

Banco Xique-Xique – designers Sérgio Matos e Cyro Maciel – Pude conferir este e mais o banco Carambola (abaixo) na Vernissage Design Brasil.

http://www.ed.uemg.br/outros/noticia?id=96
www.melissa.com.br
www.gabrielaaidar.com.br
http://sergiojmatos.blogspot.com

Obrigado

Henrique Praxedes

Anúncios

6 comentários sobre “Brasil como inspiração – II

  1. O Brasil é um país de dimensão continental (que frasesinha mais batida) e a sua diversidade cultural é do mesmo tamanho. O que me preocupa na busca de uma identidade nacional é a perda das características individuais das regiões. Será possível criar uma identidade única num país multicultural como o nosso?

    1. Hum… talvez seja impossivel vc criar uma identidade para o País como um todo, mas é possivel conciliar elementos regionais com caracteristicas marcantes que façam com que todos vejam que esse produto é brasileiro!

  2. Respondo ao andreson com um trecho da minha minografia, foco em moda:
    “Levando em consideração que falar de identidade é falar de algo único, idêntico e que é perfeitamente semelhante em todos os pontos, entendemos que buscar a identidade brasileira de moda, seria limitar a moda nacional a um padrão e a algumas regras, portanto, falaremos de estilo brasileiro, ao invés de identidade, e para encontrar esse estilo de fazer moda, precisamos levar em conta que há como ser regional, ou local e ao mesmo tempo ser global, considerando as identidades regionais de tantos pontos do nosso Brasil.” (…) “BOSI (2004) nos alerta ainda que, admitir a cultura brasileira como plural é o primeiro passo para compreendê-la. Por esse motivo a cultura brasileira não pode estar baseada somente na cultura erudita ou somente na cultura popular, e sim apoiada nas duas, através dessa união de importantes manifestações culturais, que se faz a cultura brasileira.”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s