Design Thinking – Quando a solução é o método


Bom dia a todos,

Com o tema do Design Thinking já abordado por esse Blog, segue publicação realizada Estadão.com.br.

Quando a solução é o método

Uma dica para o empresário cansado de bater cabeça diante dos desafios: a solução pode estar na outra ponta da cadeia produtiva. Isso mesmo, no seu cliente – ou, mais precisamente, na maneira como ele pensa. Esta é a bandeira do design thinking, ou design estratégico, modelo de trabalho baseado na observação, na intuição e na inovação no desenvolvimento de ideias inovadoras.

Design Thinking

Equipe da empresa MJV, que oferece serviços com base no design thinking
Foto: Daniel Teixeira/AE

Não se confunda com o termo design. “Não estamos falando de desenho, mas de processo”, diz a professora do Centro de Inovação e Criatividade da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) Martha Terenzzo.

O objetivo dessa abordagem é inverter a perspectiva tradicional na busca por soluções. Em vez de partir do produto ou serviço que a empresa é capaz de oferecer, a prioridade é identificar o que o consumidor deseja, para então desenvolver o produto.

Criada nos EUA há três décadas, a metodologia começa a ser explorada no Brasil. “O empreendedor brasileiro entendeu que pode, por meio de processos, desmistificar os desafios da gestão”, diz.

O que, então, diferencia esta maneira de trabalho de uma metodologia tradicional? “Técnicas convencionais, como pesquisa de mercado e plano de marketing, pretendem provar uma teoria”, diz Maurício Vianna, sócio diretor da JMV Tecnologia e Inovação, empresa que oferece serviços de design thinking. “Já esse processo quer consultar todo o tipo de consumidor para descobrir possibilidades impensadas de um novo produto.”

Ouvir o consumidor – incluindo aquele que não é público-alvo da empresa – está no centro do método. Mas o processo vai mais longe. É preciso também observar o comportamento do futuro cliente para descobrir tendências. “O essencial no design thinking é uma visão operacional da situação, explorando-a por vários ângulos”, diz Martha.

A Icatu Seguradora adotou a metodologia para desenvolver um serviço ainda inédito no Brasil: o microsseguro. O serviço, voltado para a classe C, está em fase de regulamentação.

A preocupação era: como lançar um produto que as pessoas ainda não conhecem, para uma nova classe e para a qual o marketing tradicional poderia não funcionar? “O design thinking está sendo fundamental para esse caso”, diz Humberto Sardenberg de Freitas, gerente de marketing da Icatu. “Por meio dele, conhecemos as necessidades do cliente e criamos soluções reais.”

O processo envolve etapas estratégicas: observar, criar e testar. Uma equipe fez uma imersão no universo do público-alvo para, por meio de um brainstorm coletivo, desenvolver possibilidades. As melhores foram materializadas e levadas ao consumidor. “Só assim conseguimos identificar, por exemplo, o melhor momento para o cliente receber seu investimento, no caso de seguro de capitalização.”

No processo, algumas ideias acabam ficando para trás. E a possibilidade de criar um produto de sucesso, mais próxima.

Obrigado!

Henrique Praxedes

ps. Gostaria de agradecer ao Armando Fontes  pelo sucesso do post de ontem! Obrigado!

Anúncios

4 comentários sobre “Design Thinking – Quando a solução é o método

    1. se quiser, depois da uma busca nos livros “design de negócios” e “a empresa orientada pelo design”… são bem boas as duas publicações… tbm existe alguns artigos da Ellen Kiss sobre o assunto no Designbrasil.org e neste blog tbm tem algumas coisinhas a mais! rs

      bjo bjo bjo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s