Design Thinking – 3 maneiras de melhorar sua técnica de percepção


Boa tarde a todos…

Segue Post feito pelo blog Capital Criativo

…Como podemos buscar inspiração para resolver algum problema se não estamos enxergando direito? Saber se colocar no lugar do usuário é uma das principais práticas do design thinking e, mesmo assim, acaba sendo um dos bloqueios na hora da busca da inspiração e na solução de problemas.

O que acontece é que, na maioria das vezes, nós estamos acostumados a encarar as situações sempre da mesma maneira. Então saber observar é não se limitar ao que vemos, mas também somar outros sentidos e perspectivas a nossa visão. Quando nos habituamos a um ambiente, começamos a perder essa capacidade de percepção.

Começamos a focar em apenas em aspectos específicos, ignorando uma visão mais ampla da situação. Enquanto a habilidade de se concentrar em um plano micro seja necessária em diversas situações, se nos habituarmos a visualizar as situações de maneira focada e específica, podemos acabar cegos as oportunidades que podem estar a nossa frente, perdendo a visão do macro. Então como podemos começar a prestar atenção nos elementos diferentes quando já estamos acostumados com determinado contexto? Seguem algumas dicas para melhorar a percepção:

– Converse com alguém de fora. Uma influencia externa pode nos ajudar a ver o que não conseguimos. É como aquela pessoa que encontra erros em um texto que você já releu inúmeras vezes. Alguém leigo no assunto, que não passou pelas dificuldades de desenvolvê-lo ou não possui os limites psicológicos que algum especialista possui, com certeza vai enxergar oportunidades que os olhos já acostumados não vêem mais.

– Mude sua rotina. Mude sua abordagem sobre a ordem das coisas, dos processos, mude o caminho. Ao fazer o que se está acostumado, mas de uma maneira diferente, provavelmente você vai encarar as situações de uma perspectiva também diferente. – Se imagine como leigo. Esqueça as suposições e encare a situação com o um principiante. Pense no quanto se percebe de novo quando se visita algum lugar que você nunca foi. Como você encara a experiência? O que é agradável ou desagradável a primeira vista? O que surpreende? Examine os desafios com olhos de principiante e veja se é possível enxergar mais oportunidades. Tente entender se você está se adaptando desnecessariamente a uma situação ou se a situação pode ser mudada para melhor se adaptar a você.

– Desenvolva um pensamento lateral. Encontre conexões. Encare situações diferentes e conecte as soluções. Tom Kelley, especialista em inovação e design da IDEO, tenta abordagens diferentes sobre as situações. Em entrevista a revista Época, contou que quando teve um pronto-socorro como cliente, ao invés de fazer um benchmarking em outros hospitais, levou os diretores da empresa a um pit-stop de uma corrida de carros durante uma prova. Ele apontou que, apesar de negócios distintos, os dois têm um ponto em comum: cada segundo importa. O grupo acabou por desenvolver kits de socorro por causa dessa experiência.

Ao mudar nossa percepção, nos permitimos ver oportunidades que não víamos antes. Então usar melhor a nossa habilidade de observar nos permite encontrar inspirações para resolver problemas.

Inspirado no post da Design Due: http://designdue.wordpress.com/2011/03/28/design-thinking-and-three-ways-to-improve-our-observation-skills/

Confira também a entrevista de Tenny Pinheiro para a revista de inovação da FGV em: http://designdeservicosbrasil.blogspot.com/2010/10/entrevista-dada-para-revista-de.html

Obrigado

Henrique Praxedes

Anúncios

Um comentário sobre “Design Thinking – 3 maneiras de melhorar sua técnica de percepção

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s