Design Escandinavo – Eero Saarinen


Bom dia a todos…

Após o comentário do Designer Rafael Calloni, no post Design Escandinavo, fui buscar maiores informações sobre Saarinen…

Eero Saarinen foi filho do celebrado arquiteto finlandês e primeiro presidente da Cranbrook Academy of Art, Eliel Saarinen. Nascido em Helsinki, migrou com sua família para os Estados Unidos em 1923.

Inicialmente estudou escultura na Académie de la Grande Chaumière, em Paris (1929-1930) e depois cursou arquitetura na Universidade de Yale em New Haven, Connecticut, formando-se em 1934. Recebeu uma bolsa de estudos que lhe permitiu viajar para a Europa (1934-1935). Em seu retorno, Eero lecionou na Academia de Arte de Cranbrook. Em 1937, iniciou uma colaboração com Charles Eames, que culminou em uma série de desenhos de móveis altamente modernos, premiados pelo Museu de Arte Moderna em 1940. O projeto se chamava “Organic Design in Home Furnishings”. Mais tarde, produziu vários projetos de móveis de grande sucesso para a Knoll International. Trabalhou no escritório de arquitetura de seu pai até a morte de Eliel, em 1950. Seu maior projeto arquitetônico foi o terminal da TWA notável no aeroporto John F. Kennedy, em Nova York.

O Aeroporto Internacional Washington Dulles é um dos três aeroportos que servem a cidade de Washington, D.C., capital dos Estados Unidos. Está localizado a 32km a oeste do centro financeiro da cidade e ocupa cerca de 45 km². Este aeroporto tem uma particularidade, como foi construído entre os condados de Fairfax e Loudoun, é possivel aterrar em Loudoun e levantar vôo em Fairfax…

Abaixo o terminal da TWA, NY…

Cadeira tulipa sem braços.

Mesa Saarinen

Womb Chair

O Gateway Arch também conhecido como Gate to the West (Portal para o Oeste) é um arco na cidade de Saint Louis.

E pensar que tudo isso foi criado entre as decadas de 30 e 60…

Fonte: bbel

Obrigado

Henrique Praxedes

Anúncios

5 comentários sobre “Design Escandinavo – Eero Saarinen

  1. Dizem que designers são egocêntricos, egoístas e chatos, sim isso é verdade, porém o design é fundamental para a evolução da qualidade de vida, vcs adoram a Apple né? Eu também, um dia nosso amigo Fabio Noronha, levantou a lebre, imaginem a Apple recriando o sistema de ruas, estradas, metrôs, etc…

  2. Cara, esse Gateway Arch me lembra aquela obra da passarela do samba, no Rio, só que nesta última obra, mais recente, o ângulo é mais aberto e do centro do arco sai uma extensão, sugerindo tratar-se de um biquini..

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s