Design Escandivano


Bom dia a todos,

Citarei uma matéria sobre o sensacional Design Escandinavo…

…A Bagagem Escandinava

Enviado em 19/02/2011 por André Felipe Ynouye para o Design Atento

Falar sobre o design escandinavo não é somente uma tarefa deliciosa pelos diversos projetos perfeitamente desenhados e bem caracterizados pela sua essencia, mas também surpreendente por revelar-se tão importantes para a formação do design do nosso cotidiano.

Apenas para nos situar, a região escandinava é formada pela Dinamarca, Noruega, Suécia, Finlândia e Islândia, onde o frio é bastante rigoroso e predominante durante o ano todo. Por isso o lar escandinavo sempre teve grande importancia para esse povo, que desejavam ambientes acolhedores, confortáveis, ergonômicos e belos, fato transmitido aos alicerces da cultura do design local.

Foi mais ou menos por volta dos anos 1950 que o design escandinavo ganhou importância popular devido sua funcionalidade, praticidade e simplicidade, ganhando diversos prêmios e oportunidades de exposição nos EUA e Canadá. Nesta época surgem vários ícones que levam seu design e toda bagagem escandinava para os mercados internacionais, tais como:


Eero Saarinen (1910-1961) – Grasshopper Chair


Eero Saarinen (1910-1961) – Tulip Armchair


Eero Saarinen (1910-1961) – Womb Chair (Reprodução)


Alvar Aalto (1898-1976) – Paimio Chair


Alvar Aalto (1898-1976) – Armchair 400


Arne Jacobsen (1902-1971) – Egg Chair


Arne Jacobsen (1902-1971) – Swan Chair


Verner Panton (1926-1998) – Panton Chair


Verner Panton (1926-1998) – Party Set

Até hoje, algumas peças dos designers acima são bastante populares e disputadas, encontradas apenas em exposições ou lojas especializadas por um alto valor e em algumas vezes em séries limitadíssimas.

Por outro lado, estar próximo do design escandinavo não é um objetivo tão distante, graças à inteligente absorção dos mercados internacionais em relação ao que há de melhor no design mundial, o mesmo para o mercado mundial na aceitação das marcas escandinavas, que trazem diretamente essa bagagem cultural e know-how do que é fazer um bom design, afinal quem nunca ouviu falar na IKEA, Nokia e Volvo?


IKEA – Catálogo Suécia 2011


IKEA – Catálogo Suécia 2011


Nokia – N8 Lançamento Mundial


Volvo C30 R-Design


Volvo XC60 R-Design

Obrigado

Henrique Praxedes

Anúncios

5 comentários sobre “Design Escandivano

  1. Os escandinavos se mostram mestres do design mesmo antes de que qualquer ser humano vislumbrar a palavra design. São exímios modeladores de madeira e metais, esses eram basicamente tudo que tinham nas mãos na época dos vikings, e foi assim que construíram seus drakkar e alcançaram a América, sim foram eles que descobriram a América…
    Os produtos escandinavos aliam beleza minimalista à funcionabilidade digna de engenheiros do MIT, mas mais interessante que falar da beleza do design, é falar dos conceitos, de que o básico não precisa ser rústico ou descartável, como descrito na parte dos lares, os produtos tem dar prazer e conforto ao menos para os olhos, porém quando existe a necessidade de uso eles também dão prazer e conforto.
    A cultura dos países escandinavos estão impressos claramente em seus artefatos, la todas as pessoas são designers em potencial, nem todos são capazes de fazerem projetos mas todos sabem a importância do design e isso já é o bastante para que suas mentes resolvam em design thinking seus problemas mais simples do dia a dia, até questões envolvam o seu país inteiro.
    Mais alguns exemplos são o aeroporto de Dulles nos EUA feito por Saarinen e o terminal 5 (TWA) no Kennedy Airport NY, feito por ele também… um “fazedor” de cadeira e mesa criando um aeroporto, onde já se viu uma coisa dessa minino doido, não fala besteira…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s