Qual o papel do design para o desenvolvimento do BRIC?


Boa noite a todos,

Os principais países emergentes, chamados de BRIC – Brasil, Rússia, Índia e China, que até pouco tempo, possuíam economias baseadas apenas no fornecimento de  commodities e eram incapazes na construção de marcas fortes, hoje apresentam-se como potenciais competidores das economias desenvolvidas quando o assunto é inovação. Design tem um papel fundamental na construção desta competitividade.

Essa mudança de paradigma representa um enorme desafio e, ao mesmo tempo, uma oportunidade para as empresas e para o setor de design em geral. Considerando que estes mercados carecem desde a infraestrutura básica ao mais sofisticados produtos e serviços, há desafios e oportunidades em todas as áreas do design, seja na busca por competitividade ou no posicionamento para o mercado consumidor emergente.

As oportunidades existentes nos BRIC demandam um profundo conhecimento do contexto cultural e social de cada país,1 a fim de conceber soluções coerentes e efetivas. É necessário um entendimento mais amplo acerca das distinções sociais e culturais presentes na maioria destes países, tais como:

  • RIQUEZA CULTURAL E CRIATIVIDADE;
  • NECESSIDADE DE ESCALA VERSUS DISTRIBUIÇÃO;
  • DIVERSIDADE SOCIAL;

O novo paradigma de gestão, que começa a tomar forma, tem grandes implicações para o equilíbrio de poder global. A energia criativa do mundo está se deslocando do mundo desenvolvido para o emergente, principalmente no BRIC, uma vez que é nesses países onde as empresas encontrarão oportunidades para o crescimento dos seus negócios.

Estes argumentos sugerem que as mudanças estão apenas começando, e que o design nos BRICs terá grande importância para o projeto do mundo futuro, na qual todas as manifestação de design nos BRIC terá grande importância. É evidente que o aprendizado adquirido nestes países torna os mesmos capazes de criar soluções inovadoras, mais efetivas e menos custosas, tanto para o consumo local como para o consumo nos países desenvolvidos. Assim, é possível concluir que o Design no BRIC contribuirá fundamentalmente para o redesign do mundo.

Retirado do Infopaper de Março de 2011 do SSPD, texto de Elen Kiss…

Obrigado!

Henrique Praxedes

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s