Daniel Goleman e a “Inteligência Ambiental”


Bom dia a todos…

Por: Ricardo J. Botelho – ADforum

O aumento da consciência ambiental nos últimos anos trouxe um enorme mercado de produtos chamados “verdes” ou “eco” em todas as áreas. A falta de regras específicas para esta nomenclatura, no entanto, gera grande confusão entre as pessoas, que muitas vezes acreditam estar adquirindo um produto “ecologicamente correto” quando, na verdade, uma alternativa não denominada desta forma ,pode ser mais sustentável.

Diante desta situação, o psicólogo e pesquisador Daniel Goleman criou o conceito de “Inteligência Ambiental”.
O que é pensar de maneira ecológica? O que devemos levar em conta ao adquirir um produto, pensando não apenas no material com que foi feito, mas em todas as etapas de sua produção?

A prática utilizada para realizar esta análise chama-se “Análise do ciclo de vida do produto”, e combina conhecimentos de Engenharia, Química, Biologia e Ecologia para determinar o impacto que cada item gera no meio ambiente.

Considerando todos estes aspectos, pode-se concluir, por exemplo, que comprar verduras de uma quitanda que as adquire de um atacadista, pode ser mais “verde” que queimar combustível para chegar até os produtores locais.

É um tema complexo, mas bastante interessante: o que é melhor? Uma camiseta de algodão orgânico importado de um país distante, ou uma camiseta de algodão normal, produzido em seu país?

Será que a produção e reutilização de uma garrafa de alumínio não é mais limpa que a das garrafas descartáveis?

Conhecimento, o primeiro passo
Goleman acredita que a inteligência ecológica deve crescer exponencialmente entre as pessoas no futuro, e que as empresas deverão se adaptar, oferecendo mais informações sobre ações deste tipo.

É claro que ainda não podemos refletir sobre as etapas do processo de produção de cada artigo quando estamos diante das prateleiras do supermercado; mas conhecer este conceito já é um primeiro passo

Obrigado

Henrique Praxedes

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s