Stockholm Design Week


Bom dia a todos,

De 7 a 13 de fevereiro, Estocolmo recebe pessoas do mundo inteiro para ver o que há de mais atual no design nórdico e participar dos mais de 60 eventos que acontecem na cidade, como lançamentos e exposições em showrooms de lojas, museus, galerias e estúdios de design – todos eles parte da Stockholm Design Week.

A Stockholm Design Week acontece em torno das feiras Stockholm Furniture Fair e Northern Light Fair, que comemoraram sua sexagésima edição. As feiras e a semana de design são um ponto de encontro para o design nórdico, com mais de 750 expositores de 27 países.

O frio não foi suficiente para espantar os 38.422 visitantes curiosos para ver o que empresas como Artek (Finlândia), Dedon (Alemanha), Design House Stockholm (Suécia), Engelbrechts (Dinamarca), Quinze & Milan (Bélgica), Leftovers (Suécia), Ljusgruppen (Suécia) and Santa & Cole (Espanha) apresentam ao público. Além de móveis, tecidos e iluminação, a feira trouxe uma área nova de Cozinha e Banheiros.

Destaques da Feira

Entre os eventos da feira, um destaque para o designer Arik Levy, convidado de honra, e conhecido por seus projetos que realçam as relações humanas. O designer, além de ser o palestrante principal, desenhou o hall de entrada da feira criando um ambiente de estímulo à interação entre os participantes.


Lounge do ‘convidado de honra’


Lounge no hall da feira

Fotos: Anna Hedlund

A designer Katrin Greilling desenhou o Design Bar, um bar e um espaço de descontração inspirado na multidisciplinaridade cultural.  Seu projeto se baseia em diferentes estilos visuais que encorajam o visitante a se tornar uma parte do interior e ser seduzido em um jogo de percepção.

                    

Design Bar 

Fotos: Anna Hedlund

A feira também abre espaço para os estudantes mostrando o que vem sendo produzido pelos jovens designers na Greenhouse. Um júri composto por Louise Campbell, designer dinamarquesa, David Carlson, consultor de design, Matti Klenell, arquiteto e designer de móveis e Anna von Schewen, arquiteta e designer, escolhe os jovens designers que terão a oportunidade de apresentar seus trabalhos na Greenhouse. Entre os selecionados estavam Area Ocias, Argue Design, Axel Bjurström, Christina Liljenberg Halstrøm, Design Studio, Design Susanna Sivonen, Designstudio oOo, DMOCH- David Ericsson & Marcus Berg, Dornick Design, Erik Järkil, Everville, Fredrik Paulsen, FULO, GT_2P, GX2, Hallo, Hopf & Nordin, Jaeuk Jung, Josefin Hellström Olsson, Helena Svensson, Karin Widmark, Landet, Lina, Nordqvist, Lukas Dahlén, Malin Åkerblom, Maria Sandberg Design, Maria Westerberg, Naoya Matsuo, NOI, PIORA, Sami Kallio Studio, Sara Roxana, Seongyong Lee, Studio sailing to Mars, Vit, Tb&Ajkay e Åker. O espaço desenhado pelo designer Jens Fager teve como tema o circo.

   
Greenhouse 

Fotos: Anna Hedlund

A Greenhouse também contou com a estréia da exposição itinerante UNG8, destinado a jovens designers suecos. A exposição, realizada a cada dois anos, é uma colaboração entre o Svensk Form, o Design Center em Malmö e a Stockholm Furniture Fair. 

 
Exposição UNG8

O designer Alexander Lervik foi responsável pelo projeto do Light Bar – um espaço para exposições, reuniões e inspiração, que apresentou as últimas tecnologias e materiais de iluminação e uma seleção de produtos da feira.

  
Light Bar

As empresas investem em design

O mais interessante na feira é perceber o quanto o design é utilizado por estas empresas não apenas para desenvolver produtos bonitos, mas também como forma estratégica de visibilidade e como investimento de longo prazo. As grandes estrelas nos stands das indústrias eram os designers – isto mesmo, designers, porque a maioria delas tinha mais de um escritório assinando sua coleção. Empresas como Offecct, Lammhults, Muuto, Design House Stockholm, Klong, Mitab, Wästberg, Zero, entre outras, apresentaram seus lançamentos com um mix de produtos desenhados por diversos designers. Nas apresentações individuais para a imprensa, cada designer apresentava sua criação, e mesmo aqueles que vinham de fora de Estocolmo estavam lá. O design é realmente estratégico para estas empresas.

Pela cidade

Estocolmo estava repleta de eventos de design e em dois dias nem tudo pode ser visto. Foram mais de 60 eventos ao longo de toda a semana.

O Svensk Form lançou a nova edição da revista FORM que foi toda reformulada e pretende levar para o mundo o design nórdico. A revista é publicada desde 1904 – é a mais antiga revista de design do mundo. O evento contou com um PechaKucha, em que jovens designers tiveram a oportunidade de apresentar seus trabalhos para o público. 

As empresas Lammhults e Bolon fizeram uma exposição no Fotografiska, um museu recentemente inaugurado dedicado a fotografia. A Lammhults fabrica móveis para escritório e se destaca pelo design diferenciado, e no museu abriu a exposição ‘Lammhults – Modern Essentials’, que apresenta a história de design da empresa através de seus produtos. A novidade é uma cadeira de alumínio desenvolvida pelos designers Peter Hiort-Lorenzen e Johannes Foersom´s e outra pelo designer Andreas Störiko.

A Bolon, uma empresa que fabrica carpetes de autotráfego feitos em vinil, trouxe como novidade uma parceria com os irmãos Campana que estiveram presente na feira de Estocolmo. A proposta é trabalhar com a nova linha de produtos Artisan. A primeira ação foi a desconstrução do produto lançado na feira e a utilização do mesmo na estruturação do stand. 

 
Linha Artisan do escritório Form Us With Love  


Fernando e Humberto Campana com as irmãs Eklud

Designers Escandinavos

Com tantas empresas investindo em design, muitos escritórios e designers vêm se destacando no cenário europeu. Paralelamente à feira, alguns fizeram mostras ou open house em seus estúdios. Muitos deles desenvolvem produtos para mais de uma empresa e é muito comum ver os designers circulando entre elas. A parceria entre os designers e as empresas é clara e o pagamento através de royalties é comum.

Claesson Kovisto Rune teve destaque durante a feira com lançamentos de produtos em diversos stands, além da publicação de um livro sobre o projeto desenvolvido para o Hotel Nobis. O trio vem trabalhando neste segmento de hotéis e tem se destacado nesta área da arquitetura. Entre os projetos lançados na feira, um destaque para a Luminária W101 feita em papel e que recentemente ganhou o Good Design Award.


Hall do Hotel Nobis

 
Green Trays para Offecct


Luminária Paper Task para Wästberg


Pendente Fluid para Muuto


O Note Design Studio é um escritório criado recentemente (2008) que atua desde projetos isolados até projetos maiores que envolvem design estratégico e branding. Atua no desenvolvimento de embalagens, produtos e design de interiores.


Café Foam

 
Bicicleta para a italiana Abici


Form Us With Love é outro escritório jovem fundado em 2005 pelos designers Jonas Pettersson, John Löfgren and Petrus Palmér. O grupo vem se destacando por atuar em parceria com empresas e fornecedores em uma relação mais colaborativa que simplesmente escritório–cliente, e o resultados são inúmeros produtos no mercado.


Hexagon para Träullit

 
Unfold para Muuto


Button para Mitab

 
Ogle para Ateljé Lyktan


Front é outro escritório de destaque no cenário europeu. Formado pelas designers Sofia Lagerkvist, Charlotte von der Lancken and Anna Lindgren. Seus projetos são baseados em discussões, experiências e experimentos. O resultado são produtos inesperados e criativos.


Front Page para Kartell

 
Pig tray e Horse lamp para Moooi

 

A próxima Stockholm Furniture Fair and Northern Light Fair acontecerá nos dias 7 a 11 de feveiro de 2012. Maiores informações nos sites www.stockholmfurniturefair.se, www.northernlightfair.se e www.stockholmdesignweek.com.

Por Design Brasil

Obrigado

Henrique Praxedes

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s