Designer cria embalagem sustentável para Mc Lanches


Boa tarde a todos…

mcpackaging.JPG
As embalagens são feitas com papel reciclado e biodegradável/Fotos: Divulgação

Sabe aquelas embalagens que são usadas para transportar nossos lanches nas lojas de fast food? Pois bem, saiba que essas sacolas e caixinhas são fontes de grandes acúmulos de lixo e de extração de matéria prima para sua fabricação. Mas a criação do designer Andrew Millar pode acabar (ou amenizar) esses problemas. A idéia consiste em produzir embalagens biodegradáveis feitas com papel reciclado.

Para criar o design dessa embalagem, Millar teve que frequentar os restaurantes da rede McDonald’s observando e tomando notas da relação entre os consumidores e as embalagens dos lanches. Durante esse processo, o jovem design notou que os compradores costumavam rasgar e jogar as sacolas no lixo. Então decidiu criar uma embalagem diferente das tradicionais. Essa possui divisórias que mantêm os itens separados no seu interior e é toda produzida em papel reciclado e biodegradável.

mcpackaging3.JPG
Elas ainda possuem divisórias que mantêm o lanche separado.

E a preocupação não é à toa. Em todo o mundo são consumidos anualmente mais de 2 bilhões de hambúrgueres, cada um deles embalado em recipientes de papel revestidos de plástico. Essas embalagens acabam no lixo em menos de cinco minutos de uso, o que significa lixo, muito lixo.

Estudos recentes mostram que apenas 30% das embalagens da rede mundial de fast food são fabricadas com material reciclado. Isso colabora com a emissão anual de 2 milhões de toneladas de CO2 da qual a empresa é responsável.

“Todos nós devemos ser responsáveis pelo lixo que produzimos, encorajando os bons hábitos ao invés de os impor”, defende o designer em seu site. Para ele, a chave para a sustentabilidade é prestar atenção na cadeia produtiva e eliminar os aspectos geradores de resíduos.

mcpackaging2.JPG
“Todos nós devemos ser responsáveis pelo lixo que produzimos”, afirma o criador da embalagem.

“Nós precisamos defender a redução e a reutilização no lugar da reciclagem”, afirma. Millar diz ainda não ter apresentado o projeto à companhia. Mas se depender do discurso sustentável da McDonald’s e das boas intenções do design, a embalagem tem tudo para fazer sucesso.

Fonte: ECOD

Obrigado

Henrique Praxedes

Anúncios

2 comentários sobre “Designer cria embalagem sustentável para Mc Lanches

  1. MUito boa a criação, o nosso mundo está precisando desses conceitos. Estou montando uma lanchonete de super cachorro quentes, que espero um dia se torne uma grande franquia, e quem sabe busco adaptar essa ideia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s