iF Product Design Award 2011: cerimônia de premiação e exposição em Hannover


Em meio à abertura da CeBIT, considerada uma das maiores feiras de tecnologia do mundo, que aconteceu de 1º a 5 de março em Hannover, na Alemanha, ocorreu em paralelo a cerimônia de premiação e abertura da exposição do iF Product Design Award, edição de 2011.

Na cerimônia foram anunciados os produtos que receberam o iF Gold – conhecido como o Oscar do design mundial. Entre os 993 premiados, o júri internacional escolheu os 50 ‘best of the best’ e estes receberam o troféu. Destaque para as marcas globais: Apple, com seis troféus, e Sony, com quatro. O júri justificou os 50 troféus pelos seguintes aspectos: produtos que seguem uma mesma linguagem, baseados na empresa e na marca; usabilidade; cores, forma e materiais; soluções nos detalhes; equilíbrio entre estética e conforto, inovação; design universal, uso de novas tecnologias agregadas ao design, impacto ambiental, sustentabilidade, entre outros. O iF Gold é uma forma de definir quais são os produtos de maior destaque entre os premiados, já que todo ano é este o interesse por parte da mídia em geral.

iF Product Award 2011Cerimônia de premiação (1 de março de 2011). Presidente do júri do iF – Fritz Frenkler

O presidente do júri, Fritz Frenkler, declarou que grande parte dos produtos premiados convenceu o júri devido a sua estética, funcionalidade e pelo aspecto sustentável. Ele ainda afirma que a divergência entre as nações participantes diminuiu em relação à qualidade do design. Países como Brasil, Turquia e Índia tiveram destaque nesta edição.

No complexo de feiras de Hannover, onde também é a sede do prêmio, a exposição se divide em duas partes: uma é colocada em um espaço exclusivo do iF e a outra em um pavilhão em meio a feira. Nos cinco dias da CeBIT, a exposição recebeu em torno de 300 mil visitantes. 

Foi possível perceber na maioria dos produtos premiados uma grande atmosfera industrial, além da alta qualidade de acabamento. Em especial, na categoria casa e cozinha a solução de vários produtos tem foco nos detalhes. É perceptível também uma gama de produtos com maior presença de cor, se comparados à edição passada.

Produtos premiados no iF Product Design Award 2011, na exposição

A geladeira combinada com freezer do designer Sebastian Knöll provê inovação para pequenos espaços, usa diferentes materiais, como plástico e alumínio de forma combinada. A novidade está nas prateleiras, que são adaptáveis de acordo com o tamanho dos alimentos.

                         
Produto premiado no iF Product Design Award 2011, nome do produto: RC 289, da empresa alemã Gaggenau Hausgeräte.

Já a empresa japonesa re-imaginou os furoshikis (quadrado de tecido usado no Japão há séculos para o transporte de roupas, presentes, marmitas,…). As bolsas de pano podem ser encontradas em três tamanhos diferentes: pequena, média e grande.

                          

Produto premiado no iF Product Design Award 2011, nome do produto: Furoshiki Bag2, da empresa japonesa H Concept.

Um produto destaque que recebeu o iF Gold foi o USB-Clip, que conta com três cilindros dentro do compartimento, o que cria a pressão necessária para torná-lo um clips.

Produto premiado no iF Product Design Award 2011- USB-Clip, da empresa alemã Freecom Technologies

Um aspecto interessante da exposição foi o fato de produtos de micro e pequenas empresas estarem lado a lado com marcas globais, competindo em um cenário internacional em um dos prêmios de maior reconhecimento na área do design.

Em termos gerais, a categoria que teve o maior número de premiados em âmbito mundial foi a casa e cozinha, seguida pela categoria de computadores.

Nesta edição do prêmio, o Brasil teve seu melhor resultado dos últimos anos com 23 produtos premiados, o que mostra o potencial de produção do país. As empresas brasileiras contam com o apoio do Programa Design Excellence Brazil para se inscrever no prêmio, uma iniciativa única no mundo, atualmente em sua oitava edição cujo objetivo é promover o reconhecimento internacional do design de produtos e serviços desenvolvidos no país e disseminar uma cultura de produção e exportação de produtos de maior valor agregado.

Uma análise do perfil das empresas premiadas permite constatar que a maioria está localizada na região Sudeste, seguida da região Sul. As categorias com maior número de premiados brasileiros foram a de iluminação e móveis/têxteis, seguidas de casa e cozinha e indústria. Quanto ao porte, a maioria das empresas premiadas é de médio porte e somam 48% do total. 

Os resultados brasileiros comparados aos de outros países participantes evidencia a relevância nacional na premiação. O Brasil está entre os dez países mais premiados e é o sexto que mais inscreve produtos. O retorno proporcionado aos empresários e aos profissionais é grande, vai de mídia espontânea gerada pela premiação ao fortalecimento das equipes envolvidas no projeto, o que mostra o potencial brasileiro para competir em nível internacional.

Produtos brasileiros premiados no iF Product Design Award 2011. 

Juliana Buso
Coordenadora de Projetos
Centro de Design Paraná – Design Brasil

Obrigado

Henrique Praxedes

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s