Quem é Dieter Rams?


Segue mais um post sobre Dieter Rams

Então, quem é Dieter Rams? Eu sei quem ele é, mas eu perguntei no escritório onde trabalho e ninguém soube responder – isso é quase chocante considerando o que eu faço para viver.

“Como designers, temos uma grande responsabilidade. Acredito que os designers devem eliminar o desnecessário. Isso significa eliminar tudo que é modismo, porque esse tipo de coisa é apenas de curta duração”.

Dieter Rams – entrevista com o Icon Magazine

Dieter Rams é um designer industrial alemão que estudou e trabalhou como arquiteto durante alguns anos até que ele se juntou ao fabricante de dispositivos eletrônicos Braun. Dentro de poucos anos ele se tornou o chefe do projeto, cargo que ocupou por quase 35 anos. Durante o exercício do seu cargo, ele e sua equipe criaram muitos dispositivos diferentes para sistemas de armazenamento.

Ele também mencionou a memorável frase “Weniger, besser aber”, que basicamente se traduz em “Menos, mas melhor “. Dieter Rams utilizou design gráfico, forma, proporção e materialidade para criar ordem dentro de seus projetos. Sua obra não tenta ser o centro das atenções, ao contrário, ele permite que seu trabalho torne-se parte do ambiente através da precisão e ordem.

Dieter Rams também é muito conhecido por seus Dez Princípios para um bom design. Se você não estiver familiarizado com eles, eu os copiei aqui – Informações corteria de Vitsoe, que elaborou um cronograma completo de 70 anos de vida e projetos de Dieter Rams.

Um bom design é inovador

As possibilidades de inovação não são, por qualquer meio, exaustivas. O desenvolvimento tecnológico está sempre oferecendo novas oportunidades para um design inovador. Mas o design inovador sempre se desenvolve em conjunto com a tecnologia inovadora, e nunca pode ser um fim em si mesmo.

Um bom design torna um produto útil

Um produto é comprado para ser usado. Ele tem de satisfazer determinados critérios, não apenas funcional, mas também psicológico e estético. Bons projetos realçam a utilidade do produto ao mesmo tempo que afastam os utensílios que podem das resultados opostos.

Um bom design é estético

A qualidade estética de um produto é parte integrante de sua utilidade, porque os produtos que usamos todos os dias afeta a nossa pessoa e nosso bem-estar. Mas só objetos bem executado podem ser belos.

Um bom design torna um produto compreensível

Esclarece a estrutura do produto. Melhor ainda, ele pode fazer o discurso do produto. Na melhor das hipóteses, é auto-explicativo.

Um bom design é discreto

Produtos que cumprem uma função são como ferramentas. Eles não são nem objetos de decoração, nem obras de arte. Seu projeto deve ser tanto neutro e contido, para deixar espaço para a expressão do usuário individual.

Um bom design é honesto

Não faz um produto mais inovador, poderoso ou valioso do que ele realmente é. Ele não tenta manipular o consumidor com promessas que não podem ser mantidas.

Um bom design é durável

Evita estar na moda e, portanto, nunca parece antiquado. Ao contrário do design de moda, que dura muitos anos – até mesmo na sociedade descartável de hoje.
Um bom design é perfeito, até o último detalhe, nada deve ser arbitrário ou deixado ao acaso. Cuidado e rigor na concepção de processos mostram respeito ao consumidor.

Um bom design é ecológico

O projeto faz uma importante contribuição para a preservação do meio ambiente. Isso economiza recursos e reduz a poluição física e visual ao longo do ciclo de vida do produto.

Um bom design é tão pouco design quanto possível

“Menos, mas melhor” – porque se concentra nos aspectos essenciais, e os produtos não estão sobrecarregados com os não-essenciais. De volta à pureza, de volta à simplicidade.

Muitos acreditam que Dieter Rams tem influência de Jonnathon Ive (vice-presidente sênior de design industrial da Apple). Quando o primeiro iPod é comparado com o rádio de bolso, pode-se ver a semelhança na forma e proporção dos dois produtos.

A editora Phaidon está lançando um novo livro sobre Dieter Rams em junho deste ano (2011) chamado Dieter Rams: As Little Design as Possible – e o prefácio do livro é escrito por Jonathan Ive. O livro parece impressionante e eu sei que receberei uma cópia para a minha biblioteca.

Por AD Forum

Obrigado

Henrique Praxedes

Anúncios

Um comentário sobre “Quem é Dieter Rams?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s