50° Salone Internazionale del Mobile – Milano 2011


Segue otima coluna sobre o 50° Salão Internacional do Móvel ( 50 ° Salone Internazionale del Mobile ), de autoria de Patrick Speck

No ultimo mês de Abril, a cidade de Milão recebeu o “50º Salone Internazionale del Mobile”, principal evento do design mundial, que este ano festejou seus 50 anos de existência. Para um evento que em 1961 começou relativamente pequeno, algo em torno de 12.000 visitantes, os números oficiais referentes ao evento do ano passado surpreendem e chegam próximos aos 300.000 visitantes.

A idéia do evento surgiu da necessidade de profissionais e empresários locais em produzir um mobiliário moderno com qualidade e precisão, aliando a técnica de manufatura dos grandes fabricantes italianos com a criatividade dos designers em um período onde seus produtos eram feitos manualmente com artesãos locais. Milão é um exemplo de como uma simples “trade fair” tem transformado a vida da cidade ao longo dos anos.

A partir do início dos anos 90 a feira mudou de data, ao invés de Setembro passou a ser em Abril, desde então deixou de ser um evento isolado e diversos eventos colaterais já despontavam na cidade. A semana já era chamada informalmente de “Milan Design Week” e a revista italiana “Interni” publicara pela primeira vez o “Guida Fuori Saloni” que é renovado e publicado anualmente, servindo como literatura básica e ponto de referência a todos que pretendem aproveitar ao máximo o que a cidade tem a oferecer.

intro milano

Feira

Mesmo com inúmeros eventos e áreas concorrentes dentro da cidade o “Salone Internazionale del Mobile” continua como grande estrela da semana de design. A feira acima de tudo é um lugar de negócios – expositores, negociantes, revendedores e visitantes do mundo inteiro estão presentes nos mais de 220.000 metros quadrados da Feira localizada em Rho (cerca de 15 km do centro da cidade), para conferir de perto os pavilhões repletos de novidades da indústria. Os sinais da crise que foram visíveis nos últimos 2 anos de feira parecem ter ido embora, as marcas líderes de mercado ou as que buscam essa posição, estão tomando as rédeas da inovação, lançando um grande número de produtos e utilizando design e qualidade de manufatura como pilares estratégicos e diferencias competitivos de suas corporações.

  • Inúmeras variedades de cores e acabamentos oferecem liberdade de escolha aos consumidores criando uma conexão emocional entre produto e usuário e consequentemente com a marca.

cor

Da esq. p/ dir. O vibrante e colorido estande da italiana Kartell, cadeira Raviolo de Ron Arad para Magis, The Waver de Konstantin Grcic para Vitra.

  • Atenção aos detalhes, qualidade no acabamento e escolha certa no uso de materiais é percebido cada vez mais como fator de qualidade e bom design. O grau de dificuldade em executar determinadas formas e acabamentos faz com que fabricantes que investem em desenvolvimento de produto e inovação enxerguem uma oportunidade para demonstrar seu domínio da técnica diferenciando seus produtos de similares no mercado.

materiais

Da esq. p/ dir. Otium – Mario Ruiz para LaPalma, Huodini – Stefan Dietz para e15, Grinza poltrona em couro moldado – Irmaos Campana para Edra.

  • Formas sensuais que convidam ao relaxamento. A suavidade das linhas e’ contrastada com a precisão dos cortes e detalhes do material que acaba criando surpreendentes texturas tridimensionais.

formas

Da esq. p/ dir. Ploum – Ronan & Erwan Bouroullec para a francesa Ligne Roset, Chaise longue Biknit – Patricia Urquiola para Moroso, Grand Repos & Panchina – Antonio Citterio para Vitra.

Euroluce

Este ano o “Salone del Mobile” teve a “Euroluce” como evento paralelo. Entre os destaques da indústria o uso cada vez maior de bulbos de grande eficiência energética e também do LED, grande atração da edição 2011. Marcas como Philips utilizaram a feira como modo de educar os consumidores sobre as vantagem e possibilidades do LED.

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Da esq. p/ dir. LucePlan, Foscarini e Philips.

  • Em contraponto com a utilização do LED e suas diversas possibilidades entre elas a de ser fisicamente pequeno e possibilitar uma redução dimensional no produto final, muitos designers e fabricantes mostraram uma tendência formal holística considerando como os reflexos e sombras provenientes da combinação entre forma e luz irão se comportar no ambiente.

sombras

Da esq. p/ dir. Luminarias diversas de Terzani, Vibia e Brand Van Egmond . 

  • Formas que se complementam possibilitando ao usuário criar suas próprias combinações resultando em uma experiência visual única.

conexao

Da esq. p/ dir. LucePlan, Vibia e Artemide.

Duomo – Centro da Cidade

Uma visita ao centro de Milão, uma área historicamente importante em arte, moda e design, faz o visitante perceber que a cidade realmente incorporou o evento. Uma simples caminhada pela Via Montenapoleone, local conhecido por abrigar as maiores grifes do mundo da moda, transforma-se em uma verdadeira jornada no mundo das marcas e de como elas utilizam o evento para se aproximar do público, abrindo as portas de seus showrooms e mostrando o processo criativo e construtivo de um produto.

  • Citröen utilizou a Via Montenapoleone como palco para sua instalação. Diversas luminárias foram colocadas ao longo da rua, pequenos estandes com veículos da marca estacionados próximos a calçada culminando na Via Manzoni com dois protótipos de veículos, frutos da colaboração com o designer francês Ora Ito.

citroen

Da esq. p/ dir. Via Montenapoleone, concepts EVO e UFO – Ora Ito para Citroen. 

  • A revista inglesa Wallpaper apresentou pelo segundo ano a sua “Handmade Exhibition” – 100 produtos comissionados em uma parceria entre designers e fabricantes com criações que fogem do lugar comum. Exemplo pode ser dado entre a colaboração entre Konstantin Grcic e a famosa alfaiataria milanesa Brioni. Grcic apresentou Cappa, um traje onde o designer explora as possibilidades de corte e vincos dos tecidos, transformando o bi-dimensional em tridimensional.

wallpaper

Da esq. p/ dir. Aston Martin & Tom Dixon, FOC e Brioni & Konstantin Grcic.

Zona Tortona

Há 10 anos atrás, um distrito ao Sul da cidade, antes conhecido apenas por profissionais da moda (diversas agências e estúdios fotográficos estão lá localizados), transformou a cena da semana de design. Designers e empresas que buscavam um espaço onde pudessem mostrar todo o seu potencial criativo de um modo mais livre, sem as imposições e o alto investimento exigidos pela Feira, encontraram nos galpões como o do Superstudio, edifícios e casas situadas nas Vias Savona e Tortona, o cenário perfeito para suas exibições.

  • Marcas lá presentes procuram meios alternativos para engajar seus consumidores através de experiências diversas o que faz com que sejam percebidas como inovadoras pelo grande público.

tortona 1 Da esq. p/ dir. Canon – NeoReal, Mini e Nespresso.

tortona 2

Da esq. p/ dir. TRON / Cappellini, Dedon e Grohe Rainshower Natural Collection.

Ventura Lambrate

O imenso sucesso da Zona Tortona e a presença em peso das grandes marcas e designers por toda a cidade, fez com que jovens profissionais e estudantes procurassem um local adequado para exibir suas criações. As antigas fábricas da Via Ventura, deram lugar a uma mistura entre instalações de arte, performance e design. A linguagem corporativa e bem segmentada vista por toda a cidade, abre espaço a algo novo, que ainda busca sua essência e está aberto a interpretações.

lambrate

Da esq. p/ dir. RCA, Jambox installation e Kami Lights – Ett La Benn.

A semana do móvel em Milão é uma data obrigatória no calendário do design mundial servindo como um grande ponto de encontro e uma grande oportunidade de Intercâmbio cultural e de experiências. Durante sete dias, a cidade inteira respira design – espaços públicos, showrooms, restaurantes, galerias abrem suas portas para que sejam realizadas exibições e manifestações culturais dos mais variados tipos e gostos, fazendo com que visitantes ali presentes sintam-se parte do evento, experimentando e interagindo com as mais variadas formas de expressão.

Publicado em Design Brasil

Obrigado

Henrique Praxedes

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