O poder e influência das cores no Design…


Após publicar alguns posts sobre cores ( I, II, III, IV, V, VI, VII ) segue um texto bastante dinamico sobre a “invasão” das cores no Design.

Preto e branco são escolhas seguras de aplicação de cores no mundo do design. Traduzem luxo, elegância e bom gosto. Atualmente, designers do mundo todo estão saindo desta zona de corforto da aplicação do Preto e Branco, e estrapolando no uso e aplicação e combinações coloridas, apoiada na ideia do poder e influência das cores.

Apenas tente dizer daqueles que amam a arte Dale Chihuly, o interior Versace – Home Collection, Corian Karim Rashid eco-house ou Central de Renzo Piano fachadas St Giles em Londres que o “olhar de designer” é sempre predominantemente preto e branco.

Cores brilhantes muitas vezes são associadas a uma espécie de cores primitivas, selvagens, estética da arte popular, e, portanto, preto e branco parece ser a alternativa séria e civilizada, a cor não é apenas selvagem, frívola, e primitivo.

Basta pensar o logotipo da sua marca preferida e você provavelmente irá visualizar um pouco de cor. Imagine um mercado semanal em uma cidade de montanha do Peru, uma festa de casamento indiano, uma vila piscatória norueguesa, Marimekko tecidos, um espectáculo do Cirque du Soleil ou Avatar, e você não pode evitar sentir-se valorizados e felizes por causa das cores.

Na verdade, estamos vendo um claro aumento do uso da cor no mundo do design.

Vemos mais cores na arquitetura comercial e residencial, design de interiores, arte e instalações, eventos, varejo e hospitalidade. Vemos também mais cores em produtos – de aeronaves para a moda a artigos diários – e em marketing e comunicação também.

Tudo que você precisa fazer é clicar nas várias categorias neste site – arquitetura, design, acessórios, entre outros – e você vai ter uma noção de como a cor está a ganhar terreno.


 
As recentes reações on-line para o redesenho do logotipo da cidade de Melbourne na Austrália é um bom exemplo disso. As pessoas estão interessadas e fazem a diferença. Quando é que as pessoas se animariam por um logo de uma cidade?

Disneyland’s soon-to-open World of Color  e Dubai Fountain também são grandes exemplos de que tecnologia e cor estão trazendo para experiências de entretenimento.

Estamos em alerta para perceber e reagir à cor, e os comerciantes (e Pantone e do Grupo de Marketing Cor) e os psicólogos sabem há muito tempo isso. As crianças geralmente amam cores brilhantes. Restaurantes fast-food usar cores brilhantes, porque eles querem que o aviso prévio, agarrar e ir. Vermelho é pare, o verde é ir. Cores afetam e expressar a nossa vida quotidiana, mesmo quando não percebemos isso.

Ao longo da história, a cor tem manifestado e representado status, religião, origem, sentimentos e muitas outras coisas, e seu uso tem sido dependente de recursos. Para ser capaz de suportar roupas ou outros bens em determinadas cores que você estava mais ricos do que a maioria, como alguns ingredientes para produzir cores específicas não estavam disponíveis em todos os lugares.

Como vimos tão vividamente na “color wheel” amplamente divulgado por David McCandless e sempre com Honra, cores diferentes significam coisas diferentes em culturas diferentes. E, aparentemente, pessoas de climas quentes responder favoravelmente a cores quentes, enquanto os nortistas como cores mais frias. 

Talvez tenha sido a recessão na economia que os designers seduzidos a usar mais cores, e atraiu o resto de nós a ele. Independentemente das razões subjacentes, vemos mais cor e nós amamos isso. – Tuija Seipell

A aplicação de cores em Marcas, necessitam de um otimo ensaio para se ter uma boa qualidade de ideias e conceitos, principalmente para se ter um resultado efetivo na escolha.

Texto Baseado no artigo The Power of Color e imagens retiradas do The Cool Hunter .

Obrigado

Henrique Praxedes

Anúncios

2 comentários sobre “O poder e influência das cores no Design…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s