Ford desenvolve material sustentável para fabricar carros


A Ford já usa garrafas PET recicladas para a produção de forrações em seus veículos e agora começará a utilizar o polipropileno reciclado com fibra de sisal. Nos Estados Unidos todos os carros da marca usam espuma de soja nos bancos e 75% também aplicam esse material no apoio de cabeça.

A empresa, junto com a Lear, recebeu diversos prêmios com essa tecnologia e continua a pesquisar o uso de outras fontes para a produção de espumas, como óleo de babaçu, canola e girassol, em mercados de todo o mundo onde esses materiais são disponíveis com custo competitivo.

Estamos continuamente procurando novos caminhos para ampliar o uso de materiais sustentáveis nos veículos e o apoio de cabeça é mais um exemplo, diz Debbie Mielewski, líder técnico de Pesquisa de Plásticos da Ford.

Existem outras oportunidades de substituir a espuma tradicional nos veículos, como áreas de absorção de energia, direção e descansos de braço.

A primeira aplicação desse material foi nos bancos do Mustang 2008. Recentemente, a Ford completou a substituição da espuma dos bancos de todos os seus carros na América do Norte pelo novo material.

Esse biomaterial ajudou a Ford a reduzir seu consumo anual de petróleo em mais de 1,3 mil toneladas e as emissões de dióxido de carbono em mais de 6,8 mil toneladas. Além disso, o material corta em 67% as emissões de compostos orgânicos voláteis.

No Brasil, a Ford usa garrafas PET recicladas na produção de carpetes, forrações de teto, caixas de roda e mantas de proteção acústica do motor de todos os seus carros fabricados aqui, incluindo as linhas Ka, Fiesta RoCam e EcoSport. Recentemente, desenvolveu um novo material ecológico, o polipropileno reciclado com fibra de sisal, usado em painéis internos. Além de mais leve, esse material tem alta resistência e também é reciclável. É usado no painel dos novos caminhões Cargo.

Por Uol Carros

Obrigado

Henrique Praxedes

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s