Designer ganha nova importância na Apple…


Designer Jonathan Ive ganha nova importância na Apple

Por JOHN LETZING e ANDREW MORSE de The Wall Street Jornal

Sem Steve Jobs, os investidores e clientes da Apple Inc. se defrontaram com uma grande dúvida: será que a empresa conseguirá lançar produtos inovadores na ausência do cofundador que era um visionário do design?

A resposta a isso pode ser um executivo da Apple de que poucas pessoas já ouviram falar: Jonathan Ive.

Ive é o discreto chefe de design da Apple — descrito por uma pessoa que o conhece como tendo “uma conexão cerebral com Steve”. Desde que assumiu o comando da equipe de design, em 1996, Ive e seu grupo foram os criadores do aspecto e da ergonomia de produtos que deixaram a Apple à frente da concorrência.

090611ive

Bloomberg News

Na apresentação do iPhone 4, Steve Jobs exibe a função de videofone conversando com Jonathan Ive

A importância de Ive na Apple provavelmente vai aumentar com a morte de Jobs. A Apple depende de apenas quatro linhas de produtos — computadores, aparelhos de MP3, smartphones e tablets — para gerar o maior quinhão do faturamento de US$ 100 bilhões que deve obter neste ano fiscal. Isso significa que a Apple revigora frequentemente o ciclo dos produtos para gerar empolgação pelos aparelhos.

A ênfase de Ive num desenho industrial elegante transformou os produtos da Apple em símbolos de status e objeto de desejo consumidor. Projetado por Ive, o iPad — uma simples prancheta de vidro num corpo de alumínio — se tornou o padrão do mercado de computadores tablet. A última geração do iPad tem quase 70% do mercado mundial, mesmo com as ofertas cada vez mais atraentes da concorrência.

Sustentadas por um marketing sagaz, as criações de Ive alimentaram um período notável de crescimento que tornou a Apple a mais valiosa empresa de tecnologia do mundo. O elegante iPhone virou a maior fonte de receita da Apple, enquanto a linha de computadores iMac é o segmento de crescimento mais rápido no mercado. E ainda há o iPod, âncora da renascença da Apple, lançado em 2001 e responsável pela popularização da música digital.

A Apple não quis disponibilizar Ive para uma entrevista.

Ive nasceu em Londres em 1967 e estudou design na Universidade Northumbria. Ele fundou a agência britânica de design Tangerine, que prestou consultoria à Apple no início dos anos 90. Em 1992 ele foi contratado pela Apple, onde evoluiu rapidamente para o comando da equipe de desenho industrial.

Ive tem uma presença discreta na empresa, trabalhando nos bastidores enquanto Jobs e outros executivos eram a face da Apple para o público.

Mas a influência do seu trabalho é profunda.

A equipe de design de Ive liderou uma revitalização dos produtos da Apple, antes meras caixas cinza ou bege. Entre os produtos mais notáveis de Ive estão a linha colorida de computadores iMac e o atual iPhone, de vidro e alumínio.

“Eles compartilham a filosofia de design de ‘não exagerar coisas, não complicar”, disse o analista William Stofega, da IDC.

O trabalho de Ive elevou os computadores e telefones da Apple ao nível de obras de arte. A primeira geração do iPod é um dos seis eletrônicos projetados por Ive que integram a coleção do Museu de Arte Moderna de Nova York.

Obrigado

Henrique Praxedes

Anúncios

Um comentário sobre “Designer ganha nova importância na Apple…

  1. Acho ele incrível e com o Steve Jobs as coisas funcionavam muito bem.
    Fiquei um pouco com medo do que poderia acontecer quando o novo CEO foi nomeado, mas eu confio muito no Ive e acho que Steve já sabia o que ia acontecer, né

    Vamos aguardar os próximos capítulos ;]

    Beijos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s