Brasil Design Week 2011 debate o design como ferramenta estratégica…


Cerca de 23 mil pessoas passaram pelo evento que aconteceu conjuntamente com HSM ExpoManagement, entre 7 e 9 de novembro.

Brasil Design Week 2011

Inserir o design na agenda do mundo dos negócios, apresentar cases de sucesso do Brasil e do Exterior, ser o principal ponto de encontro de profissionais do segmento e mostrar como o design pode ser transversal, inovador e integrado a outros setores. Esses foram os quatro objetivos básicos da Brasil Design Week 2011, que aconteceu entre os dias 7 e 9 de novembro, no Transamérica Expo Center, conjuntamente com a maior agenda de negócios do Brasil, a HSM ExpoManagement.

Tendo como tema central “O design como ferramenta estratégica”, o evento, segundo Luciano Deos, presidente da Abedesign, foi altamente satisfatório. “Pudemos avançar na agenda de integração nacional, colocando os escritórios de todo o País em contato direto com alguns dos principais executivos do mercado, cada vez mais interessados na nova e importantíssima economia. Além disso, tivemos a oportunidade ímpar de debater o futuro do setor com representantes do governo e ouvir deles o compromisso de fomentar o desenvolvimento do design no Brasil”, afirma.

A BDW deste ano foi promovida conjuntamente com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e contou com a parceria da HSM e patrocínio do Sebrae e Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). Apoiaram a BDW 2011 as empresas Yemni Branding e Design & Comm, a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT), Programa de Exportação da Indústria da Moda Brasileira (TexBrasil), Associação Brasileira de Embalagem (ABRE), Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimento (Anfacer), Consulado-Geral Britânico de São Paulo/ UK Trade and Investment e o Programa Brasileiro de Design do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

“Em um mundo mais plural, com ameaças e oportunidades é importante ter um fórum no qual podemos discutir o que fazer para despertar o gene criativo nas empresas e como gerar ideias inspiradoras, bem como fomentar a necessidade da economia criativa nas corporações. A BDW, em seu quarto ano de realização, nos dá a certeza que caminhamos nesse sentido”, resume Gian Franco Rocchiccioli, diretor da Abedesign e coordenador-geral da Brasil Design Week.

Na abertura oficial do evento, dia 8, foi promovido o Fórum de Fomento e Políticas Públicas de Incentivo ao Design, com a presença de Marco Lobo, gestor de Projetos da Apex-Brasil; Fernanda Messias, do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio; Ana Cristina Rodrigues da Costa, chefe do Departamento de Bens de Consumo, Comércio e Serviços da Área Industrial, do BNDES; e Kare Bach Kristiansen, do Danish Design Centre (Dinamarca). Na oportunidade, eles discutiram o cenário atual e futuro do design brasileiro.

A Brasil Design Week contou com mais 22 expositores e recebeu cerca de 20 mil pessoas. Mais de mil pessoas assistiram as 11 palestras que aconteceram no Auditório da Brasil Design Week, onde foram apresentados cases empresariais nacionais e internacionais, ressaltando o papel do design na construção e criação de valor em diversos setores. Neste ano, em parceria com a UK Trade & Investment, foi realizado o showcase Creativity: Driving Business Success (Criatividade: o sucesso na condução do negócio).

A atividade reuniu diversos palestrantes britânicos, como Lord Marland, chairman dos Embaixadores Britânicos de Negócios e ministro do Departamento de Energia e Mudanças Climáticas do Reino Unido; Sir John Sorrell, diretor do London Design Festival e autor do livro Creative Island; Tamara Mellon, co-fundadora da Jimmy Choo e ex-editora de acessórios da Vogue inglesa; Brent Hoberman, CEO do site Lastminute.com; e Christine Losecaat, diretora comercial da Little Dipper.

A Brasil Design Week 2011 teve, também, outras três grandes frentes: Trade Show, que apresentou ao público as principais inovações no campo do design; Lounge Brasil Design Week, espaço dedicado ao relacionamento; e a Rodada de Negócios, que, por meio do Projeto Brasil Design, em parceria com Apex-Brasil, realizou rodadas de negócios entre empresas brasileiras de design e potenciais clientes internacionais.

Por Portal da Propaganda

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s