“Metamorfose Preciosa da Amazônia”


A botânica e os insetos da Amazônia brilham na VIII Pará Expojoia

O trabalho secular de pesquisadores, que descobrem na imensidão da floresta exemplares nativos e exóticos que compõem a exuberante flora amazônica, habitat natural de uma diversidade de insetos essenciais ao ecossistema da floresta, chega ao fascinante e sedutor segmento joalheiro, na oitava edição da Pará Expojoia – Amazônia Design, que este ano acontece de 14 a 18 de dezembro, no Espaço São José Liberto/Polo Joalheiro, na capital do Pará.

Com o tema “Metamorfose Preciosa da Amazônia”, que valoriza a botânica da região, a única feira de joias do norte do Brasil terá entre suas atrações o lançamento de uma coleção de joias concebida em um workshop, coordenado pela consultora em Design Regina Machado, que também lançará em Belém o Preview Design 2011/2012 – Moda e Joalheria, com as tendências do mercado joalheiro, publicado pelo Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM), com apoio do Sebrae Nacional e Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).

Entre as novidades desta edição da feira está o Espaço Inovação, onde serão expostas as gemas vegetais, criadas a partir de resinas naturais de flores e frutos da Amazônia, pelo pesquisador e ourives paraense Paulo Tavares. Um trabalho de anos de pesquisa, que foi lançado em São Paulo, na última edição da Feninjer (Feira Nacional da Indústria de Joias, Relógios e Afins). Junto com as gemas vegetais foi desenvolvida uma coleção de embalagens específicas para o produto, pelo artesão Guilherme Júnior.

A feira terá na noite de abertura o desfile temático da coleção inspirada na botânica e nos insetos da Amazônia, concebido pela fotógrafa Walda Marques, e duas instalações do artista plástico Emanuel Franco, autor do painel de canoas da Casa do Artesão, no Espaço São José Liberto. Os visitantes também terão nos quatro dias seguintes a programação cultural no final da tarde, com entrada franca. Na manhã de domingo (18) haverá ainda atração cultural para as crianças, com espetáculo teatral e a chegada do Papai Noel.

A VIII Pará Expojoia – Amazônia Design é uma realização do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama) e do governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), e conta com o apoio do IBGM e do Museu Paraense Emílio Goeldi.

Por Agência Pará

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s