Cores vibrantes são a tendência para 2012…


Tonalidades despertam a inspiração dos consumidores na decoração da casa

POR CRISTIANE CAMPOS de O Dia

Rio – Quem planeja aproveitar a chegada de 2012 para dar aquela repaginada na casa, uma boa opção é conferir as cores que serão tendência no ano que vem, alertam especialistas. O principal objetivo das novas coleções de tintas, informam, é inspirar os consumidores e permitir que visualizem com facilidade o espaço que pretendem transformar.

Foto: Divulgação

Tons vibrantes simplificam as escolhas em paletas de cores simples e harmônicas | Foto: Divulgação

Ana Kreutzer, designer de cores da indústria de tintas Suvinil, afirma que a tendência para o novo ano é simplificar escolhas. Segundo ela, as paletas de cores da empresa foram desenhadas de acordo com a atmosfera de cada tema e são simples e harmônicas.

“As proporções de cada cor nos permitem imaginar o ambiente completo, com a composição de móveis e objetos”, explica.

As pesquisas da Suvinil são feitas a partir de estudos comportamentais e estéticos, realizados dentro e fora do Brasil. O resultado deste ano foi a escolha de 30 cores selecionadas de acordo com a proposta de três temas distintos, compostos por cinco paletas de combinações de cores cada um.

Foto: Divulgação

‘Essencial’: combinação de cores em ambientes que harmonizam objetos | Foto: Divulgação

O ‘i.material’, inspirado na arquitetura urbana, é marcado pelas cores e estruturas das cidades atuais, em um tema composto principalmente por cores vibrantes, aplicadas em blocos, em contraste com tonalidades de cinza, como carvão e níquel.

Já o tema “Essencial” tem como objetivo propor ambientes compostos por objetos e combinações de cores que proporcionem cenários surpreendentes.

Objetos relacionados à vida primitiva, como polpas, cascas e raízes dão origem a cadeiras, banquetas e cestos de palha, que podem ser harmonizados com cores que lembram terra, raízes, ervas e frutas em contraste com tons de rosa e violeta.

Por fim, o tema “Ornamental” equilibra tonalidades limpas e suaves que neutralizam grandes espaços com cores intensas e puras em detalhes e cores variadas em pequenas porções.

“No design, uma cirurgia de cor traduz as formas do passado em objetos do amanhã. Misturas inusitadas como madeira clara, cortiça e acrílico colorido são incorporados à estruturas metálicas leves e tubulares. Formas simples em cores limpas e claras carregam a justaposição de materiais com texturas contrastantes como cerâmica e madeira, por exemplo.”, destaca a designer de cores.

Mais informações podem ser encontradas no site da marca, onde é possível fazer simulações de cores para verificar como ficarão os diversos ambientes da casa.

Anúncios

2 comentários sobre “Cores vibrantes são a tendência para 2012…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s