O duvidoso design para emergentes…


Por

A obsessão por projetos de baixo custo promovido pela indústria, alinhado com  o crescimento de países até então de terceiro mundo, com suas economias estáveis  e valorizadas fazem com que empresas busquem o valor máximo de crescimento em  vendas e principalmente lucro. Esses fatores, até então explicáveis devido a  inúmeras crises dos principais países e uniões, fez com que se criasse um  estranho fenômeno, o “Design Duvidoso”.

1.jpg © Chevrolet, 2012 – Equivoco de  proporções

O mercado emergente, que sempre sonhou em poder ter os mesmos produtos que  eram vendidos em países desenvolvidos, com o design e a tecnologia de ponta, e  principalmente pela valorização de aparência que esses produtos nos trazem,  atualmente vive em crise com a estranha e equivocada escolha do design dos  projetos específicos.

2.jpg © Chevrolet, 2012

Recentes exemplos deste estranho mundo que foi criado mostra que monstros são  criados, sem proporções e soluções de bizarras, como os últimos produtos  promovidos pela subsidiária brasileira da Chevrolet. A Chevrolet, seguindo a  tendência iniciada pela Renault em reaproveitar produtos, plataformas, motores,  entre outros componentes, está criando as maiores aberrações intituladas como “Um Sonho”.

3.jpg © Chevrolet, 2012

Sabemos que, com baixo orçamento e reutilização de componentes o design é o  primeiro a sofrer o impacto, tendo que ser minunciosamente pensado e coelhos vão  sendo retirados das cartolas nos centros de estilo, coelhos esses que no caso  não foram lá bem aproveitados.

4.jpg © Chevrolet, 2012

No design, “os  elementos importantes na definição e estilo de um carro são as proporções e a  atitude, e errar nesses quesitos fatalmente compromete bastante o conjunto”, e ao analisar o Chevrolet Agile, o primeiro lançamento desta série de  aberrações, é notado que detalhes foram mal executados, com adaptações e  soluções nos tamanhos errados, comprometendo a proporção, com atitudes erradas  seguidas nos demais lançamentos.

5.jpg © Chevrolet, 2012 –  “Detalhes mal  executados, comprometendo a proporção”

6.jpg © Renault, 2012 –  “Claramente um  projeto de baixo custo, mas com suas devidas proporções”

Além dos estranhos Chevrolet’s, outros monstrinhos andam assombrando as ruas,  como os Renault´s: Logan, Sandero e Duster; Ford Fiesta Rocam e KA, entre  outros… Esta ultima que ao contrario das citadas anteriormente está se  esforçando para recuperar o tempo e o mercado perdido, adotando um plano global  chamado “One Ford”, que consiste em projetos globais, utilizando as mesmas  matrizes, plataformas, motores e outros componentes, ou seja, nem tudo está  perdido.

7.jpg © Ford, 2012

Leia mais:  http://lounge.obviousmag.org/henrique_praxedes/2012/07/o-duvidoso-design-para-emergentes.html#ixzz228tA92FI

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s