FLAT DESIGN, O QUE É E O QUE ESPERAR…


em design por 

Após o lançamento do novo sistema operacional da Apple, o IOS7, muito foi falado sobre o tal “FLAT DESIGN”. Mas afinal, o que é este “novo” conceito?…e ele é tão novo assim?

 

1 minimal-trend_0.jpg
© From Abduzeebo, 2013.

O que é o Flat design e qual a sua referência?

A tendência do Flat Design é a simplicidade dos elementos, clareza de layout e o uso de formas planas e cleans, trazendo nitidez acima de um visual realista. A base do conceito é algo como uma mistura do tradicional design ergonômico aplicado pelos escandinavos, “forma e função”, com o conceito minimalista difundido por Ludwig Mies van der Rohe onde: “menos é mais”.

Além do conceito citado, o Flat Design possui seu foco na Tipografia, onde ela deve corresponder de forma simples e minimalista e nas cores, com o uso de tons mais brilhantes e coloridos, e o maior uso de variações de um mesmo tom.

Evolução no ciclo do produto

O Flat Design vem em uma hora onde o realismo e os detalhes estão cada vez mais “perfeitos” e consequentemente carregados, criando a sensação de estafa visual e conflitos de informação. Este “fenômeno” já é observado no Design de Embalagens, onde a evolução e a troca de layouts ocorrem com maior frequência, criando um ciclo onde a estafa visual ocorre mais rapidamente, e ocasionalmente há a evolução para o design minimalista, ou Flat, que logo é substituído por um novo conceito totalmente diferente do mínimo.

budweiser_evolution.jpg
© Budweiser Evolution Package, 2013.

O conceito de formas e design minimalista serve como um “Marco Zero” se pensarmos em um ciclo de tendências em 360°, é o ponto de transição, no qual o visual menos cansativo e clean se sobressai ao design anterior mais carregado, e o start para nova evolução de formas e consequentemente o uso de mais informações no futuro.

Comparativo FlatDesign-01.png
© From Concept Dezain, 2013.

Qual o futuro pós Flat?

O mundo está caminhando para um futuro mais Flat, mas como observado pelo artigo no site GIZMODO (clique aqui para abrir a matéria), “O flat design vai se estabelecer e algo virá depois – considerando o último século, cada onda do modernismo veio para se opor à que chegou antes. Por exemplo, depois do modernismo de Bauhaus e da International Style nos anos 1930, uma segunda geração de designers introduziu o conceito de Regionalismo Crítico na discussão, argumentando que a crença de um tamanho para tudo era muito redutiva. É provável que a mesma coisa aconteça com design de interfaces”.
Portanto, em sua evolução, a introdução de novos elementos dimensionais, e o uso de novos conceitos é apenas uma questão de tempo.

1.-flat-design.png
© Google Apps, 2013.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s