O (NÃO MAIS) DUVIDOSO DESIGN PARA EMERGENTES…


Publicado em 

Conforme publicado no primeiro artigo sobre ‘O duvidoso design para emergentes’, a obsessão por projetos de baixo custo promovido pela indústria, alinhado com o crescimento de países até então de terceiro mundo com suas economias estáveis e valorizadas fazem com que empresas busquem o valor máximo de crescimento em vendas e principalmente lucro.
Porem esses fatores que até então estava gerando controversos resultados de design são vistos de outra forma hoje em dia, transformando produtos bizarros em grandes competidores em um mercado tão disputado.

No primeiro artigo (aqui) o design para mercados emergentes eram um tanto duvidoso, onde o reaproveitamento de plataformas e componentes era absoluto sendo muitas vezes chamado de lixo do 1º mundo e atualmente vive um cenário completamente diferente, o de projetos únicos e globais!

hb20_my14_gallery_05.jpg © Hyundai, 2014

No Brasil, talvez o grande divisor de águas seja o Coreano Hyundai HB20, seguido pelo grande projeto global da americana Ford, o “ONE Ford”. A evolução do Design Coreano, como já citado por este blog (Aqui) resultou no enriquecimento e na nova cultura ao se projetar um novo veiculo para o nosso mercado, e principalmente na mudança de postura do consumidor, que antes não abria mão do custo beneficio em prol de maior conforto ou um produto atualizado.

mm_gal_item_c2_3.img_resize.img_stage._2.jpg © Chevrolet, 2014 – Um produto sem o equivoco de proporções praticado no AGILE

A oferta de produtos com o Design atualizado, aliado com bons pacotes de equipamentos fazem com que o eterno campeão de vendas (VW GOL) perdesse a preferencia do consumidor brasileiro. Ao analisar a estética atual da linha Gol percebemos que mesmo um produto com o Design atualizado, mantendo o family face mundial da marca, nos parece algo antigo se comparado com os concorrentes emergentes.

vw-gol-rallye-16-mt-2014-1369437502874_956x500.png © Volkswagen, 2014 – Um carro que ficou cara de veterano em pouco tempo

Em uma época que o consumidor possui maior poder de compra, a conseqüência é que ele ficará cada vez mais exigente, desejando melhores produtos e qualidade de vida, além de estarem dispostos a pagar mais, se reconhecerem as funcionalidades dos produtos, as quais procuram utilizar ao máximo, e com certeza empresas que apostaram no bom design e em melhores produtos saíram na frente em busca desse novo modelo de consumidor.

Novo-Ford-Ka-2014-Carplace-2.jpg © Carplace, 2013, Novo Ford Ka

Publicado em: © obvious:  http://lounge.obviousmag.org/henrique_praxedes/2014/04/o-nao-mais-duvidoso-design-para-emergentes-.html#ixzz3WeeTONWx

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s